Conheça dietas que ajudam a prevenir doenças crônicas

A Dieta DASH e a Dieta do Mediterrâneo auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares

As doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares, como a doença das artérias coronárias, a diabetes, o colesterol alto e o derrame, têm matado milhares de pessoas da população mundial. Algumas dessas doenças dependem da alimentação para que haja uma prevenção.

Em entrevista concedida a Rádio Estadão ESPN, o cardiologista e clínico geral Carlos Alberto Pastore afirmou que uma pesquisa sobre saúde e nutrição, realizada nos Estados Unidos, apontou que 70% da população norte-americana é obesa e consome menos de 30% do que deveria de frutas e verduras. A maior parte dos entrevistados nunca foi orientada por uma nutricionista.

Muitas vezes, durante uma consulta, o cardiologista se preocupa em explicar ao paciente os fatores da doença e medicá-lo, e acaba deixando de lado a orientação sobre a dieta. Portanto, de acordo com Pastore, é aconselhável que esse paciente procure a ajuda de uma nutricionista que recomende qual é a alimentação adequada para ele.

O médico revela que existem dietas antigas e interessantes que talvez muitas pessoas ainda desconheçam e que ajudam a prevenir as doenças crônicas. Confira:

• Dieta DASH: do inglês “Dietary Approach to Stop Hypertension”(em português, abordagens dietéticas para parar a hipertensão), auxilia na redução da pressão alta. A dieta trabalha com uma alimentação com baixo teor de gordura total e saturada e grande consumo de frutas, legumes, verduras e grãos integrais, além de aves e peixes. É reduzido o consumo de carne vermelha, doces e produtos com adição de açúcares.
  • Dieta do Mediterrâneo (europeia): baseada na dieta dos países próximos do Mediterrâneo, que tem o azeite de oliva como principal fonte de gordura, se caracteriza pela abundância de alimentos como pão, massas, verduras, saladas, legumes, frutas e frutas secas, moderado consumo de pescado, aves, produtos lácteos e ovos, pequenas quantidades de carnes vermelhas e pequenas ou moderadas quantidade de vinho, consumidas normalmente durante as refeições. Essa dieta tem prevenido doenças cardiovasculares e infartos.

Fonte: Rádio Estadão ESPN