Caminhada é boa opção para começar a praticar atividades físicas

Caminhada é boa opção para começar a praticar atividades físicas

Dar o primeiro passo para iniciar uma atividade física é sempre difícil, mas importante para ter qualidade de vida e uma rotina saudável. A dica dos cardiologistas é começar pela caminhada para depois conseguir correr no futuro. Porém, é preciso começar devagar para evitar lesões e dores no corpo.
Segundo cardiologistas, seja andar ou correr, qualquer exercício físico feito por, pelo menos, 30 minutos diários traz grandes benefícios para o coração. A caminhada é uma ótima opção para todos, pois não exige treinamento, técnica, equipamentos ou instrutores. Já a corrida exige avaliação médica e tem mais riscos ortopédicos e cardiovasculares.
Para quem quer começar, é importante escolher locais ao ar livre, com sombra e longes da poluição. A hidratação é extremamente importante, portanto, não se deve ficar muito exposto ao sol e sem beber água. O calçado ideal com um bom amortecedor também é essencial para prevenir lesões
A alimentação também é uma dúvida frequente de quem começa a fazer exercício. De acordo com nutricionistas, a dica principal é nunca fazer atividade física em jejum. Antes, é bom comer carboidratos em porções pequenas e, depois, proteínas e carboidratos. Treinar sem se alimentar corretamente, pode ocasionar hipoglicemia, desidratação e perder também massa magra.

Cãibras: Este problema pode ser causado pelo excesso de esforço associado à falta de preparo físico. Muitas pessoas acreditam que a principal causa da cãibra é a falta de potássio, porém, antes disso, vem a fadiga muscular. Ou seja, quando o músculo é muito exigido, mas não tem nutrientes para trabalhar, ele sofre algumas modificações estruturais que levam a uma acidose muscular. Para evitar as cãibras, especialistas recomendam tomar água de coco, comer banana e folhas verdes.
Se mesmo assim, o sintoma da cãibra persistir no meio do exercício físico, é necessário primeiro relaxar o músculo contraído e depois alongá-lo. No caso da corrida, é bom começar a diminuir o ritmo e caminhar com calma para tentar relaxar a musculatura.

Veja abaixo um infograma para quem deseja começar a praticar exercícios físicos:

exercicios

Fonte: Bem Estar


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>